sábado, 12 de julho de 2008

Diferença entre criação e maus tratos

Muitas vezes, vogons nos acusam de "maus tratos", ao contestarmos que determinados animais são criados para nossa alimentação.
Bom, existe uma diferença entre CRIAR UM ANIMAL PRA COMER e MALTRATAR esse animal. No caso abaixo, esse exemplo fica bem explícito:

Polícia apreende cães que eram torturados pela dona
Jean Oliveira
Sábado - 12/07/2008
Araçatuba

Seis cães, três de grande porte e três pequenos, foram apreendidos ontem na rua São Leopoldo, na Vila Industrial, em Araçatuba. Eles pertencem a uma mulher que foi indiciada por maus-tratos de animais. Ela ainda é acusada de dar um soco no rosto do investigador de polícia Donizete Nery Santana no momento do recolhimento. O investigador Fábio Cerqueira ficou ferido nos braços com arranhões ocasionados na tentativa de imobilizar a mulher.

Os cães maiores são da raça fila e labrador. Há também um vira-latas. Os menores são pinscher. Segundo a denúncia feita por vizinhos, a dona dos cães não alimentava corretamente os animais e ainda pendurava os menores pelo pescoço para que ficassem de castigo, com as patas para no ar, durante longos períodos. A Associação de Proteção aos Animais da cidade, baseada em relatos de vizinhos, também acusa a proprietária de apagar cigarros no focinho dos cães. Todos ficavam ainda em uma parte de terra no quintal da casa, menor que o recomendado, e protegidos apenas por uma lona plástica. A água disponível também seria suja.
A apreensão aconteceu por volta das 11h30 em cumprimento a um mandado judicial de busca domiciliar deferido pelo juiz Adeilson Ferreira Negri, que atendeu a um pedido do delegado titular do 3º DP (Distrito Policial) Antônio Humberto Magnani. A solicitação foi feita após denúncia registrada no dia 23 de junho, em que os maus-tratos eram cometidos repetitivamente e que a dona da residência impedia que vizinhos oferecessem ajuda. Além dos policiais civis, a Polícia Militar acompanhou a ação.

Segundo a membro da Associação Protetora dos Animais, Nilva Aparecida de Jesus, a situação dos cachorros era lastimável. Os maiores, de tão debilitados, não conseguiram ficar em pé sozinhos e precisaram ser amparados para receber ajuda veterinária.

É uma situação complicada, em que a dona dos cães infelizmente deixou com que a saúde deles fosse comprometida, disse Nilva. Ela ainda lamentou o fato de os animais ainda sofrerem este tipo de situação e alertou que denúncias devem ser feitas por vizinhos e parentes das pessoas que cometem esse crime. Procure a polícia e relate os casos. Não podemos permitir que isso continue acontecendo, afirmou.

DOAÇÃO - A médica veterinária Christiane Otsuki, que atendeu aos cães logo após o recolhimento, disse que o estado de saúde deles requer cuidados, mas que todos têm chances de sobreviver. Ela disse que os maiores precisaram ser sedados porque estavam agressivos. Eles estavam magros e com sinais de desnutrição. Os menores também tinham grande quantidade de carrapatos.
A polícia determinou que os cães fossem doados e todos já têm destinos certo. Com medicação e uma alimentação balanceada, todos terão condições de, em pouco tempo, estar com condições plenas de saúde, disse a veterinária.

Os animais já foram encaminhados ontem para suas casas substitutas. A lei federal de crimes ambientais de 1998, no artigo 32, diz que maus-tratos de animais são passíveis a pena a detenção de três meses a um ano e multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

3 comentários:

Marina Casali disse...

Assistam aos documentários:
"A Carne é Fraca" e " Terráqueos"
Estão no You Tube.

Um abraço vivo e colorido para todos!

Anônimo disse...

O video do pianinho triste é sensacionalista e tendencioso. Naum permitam q baboseiras sem sentido turve sua visão.

Vanessa disse...

se tu gosta tanto de carne pq não abate tua própia comida?