terça-feira, 27 de maio de 2008

Leonardo da Vinci Vegetariano? Não Senhor!!!

Lemos por aí diversas frases, supostamente de autoria de Leonardo da Vinci, como ele sendo vegetariano, e fervoroso defensor dos direitos dos animais. Mas eu, como amante da boa mesa, possuo um livro, chamado "Cadernos de Cozinha de Leonardo da Vinci", um livro que além de mostrar as receitas criadas por Leonardo, mostra suas invenções como o guardanapo, e outras coisas. Mas não são essas invenções que nos interessam, nos interessam as receitas!!! Vamos lá.
Que tal degustar uma coxa de mergulhão, ou patas de vaca à Bernardo, rabos de porco com polenta, escabeche de aves, brochete de orelhas de porco, pavão assado, ovos a salai, crista de galo com miolo de pão, testiculos de carneiro com creme e mel, etc. - bom, são mais de 50 receitas deliciosas! Claro que algumas ele não gostava, por exemplo, a sopa de cavalo, apesar de comer sempre que seu cozinheiro preparava. O livro traz cópias dos manuscritos de Leonardo, traduzidos para o português, uma literatura bastante interessante sobre a alimentação na idade média, que de vegetariana não tinha nada, aliás, nem existia essa palavra naquele tempo ainda. A seguir, colocarei alguns trechos do livro.






Estranho um cara dizer:

“Um dia virá em que os seres humanos se
contentarão com uma alimentação vegetariana, e
julgarão a matança de um animal inocente como
hoje se julga o assassínio de um homem.”

Leonardo da Vinci


e depois tomar uma sopa de cavalo!!!!!!!!!


sem mais.

26 comentários:

Anônimo disse...

Não Foram Felizes Tentando Mentir...!
(Y)

Anônimo disse...

"Meavels Foudation é uma obra de ficção com dados e personagens ficticos"...

Anônimo disse...

hahaha boa!

Além de desbaratinar quase todos os supostos famosos vegetarianos, ainda ficam sem resposta pra TODOS os outros famosos q comem carne numa boa e sem frescuras :D

PabloelPablo disse...

Putz!Eu todo contente porque ia jogar isso na cara de um amigo vegetariano mala...mas fui pesquisar mais sobre isso no Google e vi que a autoria do livro é meio incerta e ele trabalhava como cozinheiro e era obrigado a cozinhar carne,já que na época não tinha essa de verdurinha.
Pra compensar,vou comer um bife sangrento agora¬¬

Juliana M. disse...

Acho engraçado um cara nascer em 1452 e ser vegetariano desde a sua infância. Quando, era obvio que já existia o conceito estupido de vegetarianismo. Quando, nessa época, era muito fácil escolher o tipo de comida que você teria na mesa.
Especialmente se você era um filho bastardo com uma camponesa (que, dizem as más linguas, era uma escrava oriunda do oriente médio). É, realmente, ele tinha condições de ser vegetariano desde pequenininho. Aposto que as suas primeiras palavras foram ''carne não.''

Quem disse? disse...

A diferença na qualidade e confiabilidade das informações entre um site vegetariano http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=1274&Itemid=105 e este. Para maiores informações, visitem uma biblioteca ou uma rápida pesquisa no google sobre a vida de Leonardo e este livro. Lamentável que aqueles que são contra o vegetarianismo tenham como argumentos pseudo argumentos, todos embasados ou em ignorância e falta de um conhecimento verdadeiro ou a subterfúgios como distorção dos fatos. É por isso que esse discurso não levará a lugar algum, servindo apenas de muleta de apoio para pessoas acomodadas que não buscam se informar a respeito e a partir das informações formar uma opinião própria, mas sim poder reafirmar preconceitos automatizados que já possuem. Claro, é difícil e exige muita superioridade ao indivíduo abrir-se para novas possibilidades que demonstrem que está errado, sendo muito mais confortável pensar que estava certo. o mais triste é que esta comunidade sequer defende uma idéia, apenas ataca outra. Não é a favor do consumo de carne, mas contra um estilo de vida que cada um tem o direito deter ou não. Isso por si só mostra a extensão da intelectualidade dos que formam tal grupo. Muito provavelmente, é por isso que Leonardo da Vinci foi sim, vegetariano, embora trabalhasse dentro de limitações de sua realidade e de sua crença pessoal e vocês, pessoas muito mais relevantes para a sociedade, não o são.
Apenas um pensamento: pesquise, informe-se, tenha informações confiáveis e não escrevacomo uma criança de 12 anos se quiser ter seu pensamento respeitado e ouvido por alguém pró vegetarianismo, pois, posso garantir, estes são mais bem informados.

Unknown disse...

Que ridiculo esse post, você ao menos se deram o trabalho de pesquisar sobre a origem desse livro? Para saber a história dele? Meu caro, esse livro se trata de uma falacia. Auem escreveu esse livro, que data de um dos manuscritos do Da Vinci, conta que retirou de um de seus manuscritos no museu da Russia. Porem o museu da Rússia, nega que ele exista. Larga de ser idiota, o cara morreu por volta de +- 1.520 se acha q depois de quase 500 anos iam achar assim do nada, sendo que acharam já quase todas as obras dele e isso foi descoberto bem perto da sua morte? É claro q esse livro é algo inventado para fazer dinheiro, não seja tolo meu caro. ABAIXO MOSTRO EVIDÊNCIAS DO LIVRO, QUE PROVAM QUE ELE É FALSO, FOI INVENTADO!

Unknown disse...

Fonte da matéria -> http://www.italiaoggi.com.br/gastronomia/saibamais/ita_gastro_saibamais22.htm "A atual versão impressa origina-se de um texto datilografado que seria a cópia de originais que estariam no museu Hermitage, em São Petersburgo (Rússia). Mas a direção do museu nega a existência de tais manuscritos!
Mas não é só por isso que "Os Cadernos de Cozinha de Leonardo da Vinci" sabem a comida requentada.

O "Codex Romanoff" não é datado e não se sabe quando teria sido escrito, mas Leonardo morreu em 1519, apenas 27 anos após a descoberta da América. Não teria dado tempo para que tantos ingredientes americanos já estivessem difundidos na Europa e na Itália, como o texto sugere. Nomes de alimentos muitas vezes aparecem trocados ou mesmo errados em muitos textos renascentistas, e, mesmo no presente, há confusões entre línguas.

O milheto, no século 16, foi algumas vezes confundido com o milho, e no presente a chicória, em inglês, é chamada de endívia!Ocorre que do milheto não se faz polenta e, por mais que a difusão do milho tivesse sido rápida -alcançaria a China no final do século 16-, não houve tempo para o preparo de pratos elaborados como a polenta, e ainda por cima a polenta frita, tão frequente nas receitas do livro.

Finalmente, num item da seção "Sobre como se devem dispor à mesa os convidados doentes", há nos manuscritos uma referência aos sifilíticos. Mas esse vocábulo foi cunhado a partir de 1530, data na qual o médico, astrônomo e poeta Gerolamo Francastoro escreveu seu poema "Syphilus", provavelmente depois de 1698.

Ainda assim, embora de autenticidade duvidosa, este livro será interessante para os curiosos sobre a comida da Renascença, posto que as receitas que contém, conquanto não escritas do modo habitual aos mestres cozinheiros da época, são fiéis à comida do tempo."

Unknown disse...

Embora mesmo sendo um onivoro e comendo muita pouca carne, não vou ser ignorante para concordar com vocês sobre o fato de Da Vinci ter sido onivoro ou carnivoro. Ele era vegetariano. Uma das coisas que mais odeio é a manipulação ou enganação de qualquer parte que seja. Vá procurar sobre a obras dele, SOBRE SEUS DIÁRIOS ENCONTRADOS, QUE ESSES SIM, FORAM ENCONTRADOS LOGO APÓS SUA MORTE E NÃO SÃO DE ORIGEM DUVIDOSA, SÃO REALMENTE DELE E PROVA QUE ELE ERA VEGETARIANO. Santa ignorancia, deixou várias coisas escritas seja em diários e textos e neles sempre falava sobre o vegetarianismo. Como podem alguem vir aqui e querer convencer os outros q ele comia carne? Ridiculo. Deveriam ter um pouco de bom senso pelo menos a nós, leitores, que ao ler algo como isso, perdem totalmente a confiabilidade de informações, tendo em vista que nós sentimos manipulados e enganados por informações tão sem fundamento como essas, sendo que as outras obras de Da Vinci sempre falaram o contrário. Procure no site da wikipedia em ingles e vera um parte do profile dele lá, só falando sobre vegetarianismo. Repensem nos atos de vcs, as informações que postam, caso realmente queiram que nós, leitores, possamos confiar na informações de vocês. Deveriam ter pesquizado a origem da fonte desse livro, que na verdade se mostrou uma grande mentira inventada.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Em seus textos deixados, alguns como a obra de um helicoptero ou outras sendo de origem de seu diário que também foi encontrado logo após sua morte, sempre que falava sobre alimentação, era para falar sobre a crueldade em relação aos animais e que ele era contra isso, afirmando portanto que por questões éticas, sua alimentação não tinha nada em relação a carne. Tanto era que sua visão e compaixão em relação aos animais se passava tb fora dos pratos. Achava o homem uma besta que tratava de forma totalmente ignorante e cruel os animais em geral. Num de seus textos deixados (retirado do wikipedia) ele comenta sua posição em relação a convivência homens e animais -> "Rei dos animais - é como o humano descreve a si mesmo - eu te chamaria Rei das Bestas, sendo tu a maior de todas - porque as ajudas só para que elas te dêem seus filhos, para o bem da tua goela, a qual transformaste num túmulo para todos os animais." E esse texto reflete também a minha visão atual que tenho do homen em relação aos animais, por isso esse é um dos motivos que como muita pouca carne. Quem sabe um dia me torne vegetariano, estou no caminho

Rosângela disse...

Se o Museum of Science (http://www.mos.org/leonardo/bio.html), instituição científica e confiável, diz claramente que Leonardo era vegetariano ("he was a vegetarian and followed strict dietary rules"), porque acreditar em um blog que sobrevive de ofensas e preconceito?

paulo disse...

Leonardo da Vinci chegava a fazer panfletagem em frente a casas que vendiam carne e expunham os corpos de animais esquartejados.
Comentarios e livros de receitas são livres, porém ninguém tira o mérito de um pensador.

joao_carreiro12@hotmail.com disse...

É muito triste as pessoas levarem a alimentação vegetariana como uma brincadeira...
O ser humano come carne por puro prazer, o que significa que é perfeitamente dispensável. Matassem vocês com o mesmo prazer os mesmos animais que comem!
Acima de tudo acho uma falta de respeito criarem um blog com o fim de ridicularizar a alimentação vegetariana. Na verdade ridicularizam-se a vós próprios.

Anônimo disse...

"Estranho um cara dizer:
“Um dia virá em que os seres humanos se
contentarão com uma alimentação vegetariana, e
julgarão a matança de um animal inocente como
hoje se julga o assassínio de um homem.”

Leonardo da Vinci



e depois tomar uma sopa de cavalo!!!!!!!!!"

ou talvez o cara só tinha consciência de o ser humano precisa comer carne (pois ser onívoro é que nos tornou inteligente... nossa espécie já sugou muito tutano de osso antes de alguns ficarem cheios das frescuras) e de que para isso precisa matar um animal, mas compreende que maltratar um animal é diferente de matá-lo para comer. ou talvez não.

Anônimo disse...

errata:

"Estranho um cara dizer:
“Um dia virá em que os seres humanos se
contentarão com uma alimentação vegetariana, e
julgarão a matança de um animal inocente como
hoje se julga o assassínio de um homem.”

Leonardo da Vinci



e depois tomar uma sopa de cavalo!!!!!!!!!"

ou talvez o cara só tinha consciência de o ser humano precisa comer carne (pois ser onívoro é que nos tornou inteligente... nossa espécie já sugou muito tutano de osso antes de alguns ficarem cheios das frescuras) e de que para isso precisa matar um animal, mas compreende que maltratar um animal é diferente de matá-lo para comer.

ou talvez ele tinha outra visão disso tudo... era outra época, outra sociedade, outro conhecimento, outro tipo de pessoa...

Guylherme disse...

Amigo, eu não nasci vegetariano, assim como Da Vinci também não. Ele se tornou vegetariano ao longo de sua vida. Essa tua informação pela metade é mais ou menos como aquela que propagandeia ser Hitler vegetariano. Hitler não o era, apenas durante um tempo por recomendação médica se submeteu a uma dieta sem carne.Como diz a propaanda "é possivel dizer uma grande mentira dizendo apenas verdades". Mas fiquemos com Da Vinci: “Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes.”
―Leonardo da Vinci

Guylherme disse...

Amigo, eu não nasci vegetariano, assim como Da Vinci também não. Ele se tornou vegetariano ao longo de sua vida. Essa tua informação pela metade é mais ou menos como aquela que propagandeia ser Hitler vegetariano. Hitler não o era, apenas durante um tempo por recomendação médica se submeteu a uma dieta sem carne.Como diz a propaganda "é possível dizer uma grande mentira dizendo apenas verdades". “Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes.”
―Leonardo da Vinci

Anônimo disse...

Eu não acredito que alguém tenha se dado ao trabalho de criar um blog contra os vegetarianos. Vocês não tem nenhum argumento fora o das revistinhas de saúde duvidosas e todos os meios capitalistas de disseminação de informação e, enquanto nós chegamos argumentando, vocês sempre chegam irônicos ou nos chamando de "estúpidos", "rodículos" simplesmente por mudarmos a nossa filosofia de vida POR AMOR e não dinheiro.
Vocês sem dúvida tem muito tempo livre e espaço livre na cabeça pra incentivarem a matança de animais. O lindo leãozinho da capa de vocês nasceu carnívoro e precisa disso para sobreviver. O homem não precisa e vocês só o fazem por mero prazer e, imagino alguns, por escárnio.
Leonardo da Vinci tinha amor aos animais, talvez tenha comido carne no começo da vida, mas como todo homem sábio, foi crescendo, observando o mundo ao redor e AMADURECENDO A CONSCIÊNCIA, provando de mais uma maneira que ele era genial em toda a sua maneira de viver.

Façam-me o favor de não passar mais vergonha alheia desse jeito. Saibam que não só a indústria de carne virou capitalista e transformou o animal em máquina, como também a indústria farmacêutica e hospitalar. Nós também estamos virando "carne" para aqueles que tinham que cuidar de nós. Por isso, quando vocês começarem a descobrir quantas pessoas morreram porque foram medicadas desnecessariamente por drogas favoritadas pelo governo para a venda, por utilização de medicamentos duvidosos e baratos pelos enfermeiros ou por serem submetidas a exames e cirurgias caras desnecessariamente para mero lucro dos profissionais da área, tenham a noção: - A culpa também é de vocês.

"O homem é um animal, o homem é o único animal que pensa que não o é." - Darwin

Unknown disse...

👏👏👏👏👏 Carnívoros são chatos pra kct.
Não se conformam que um cara brilhante era vegetariano!

Cecco disse...

Acabei de assistir um documentário na TV a cabo sobre a alimentação de Leonardo da Vincigreja e sim ele era vegetariano. Ele era pobre e tinha que cozinhar para a realeza, e claro, preparava carnes. Porém, ele não concordava que o animal homem, dotado de alma, comesse outro animal possuidor de alma tbm.

Corpo São disse...

Acho triste a Sra, Juliana, falar em "conceito estupido de vegetarianismo" já que os vegetarianos não chamam estupido ao conceito de mastigar animais. Um pouco de formação e educação, faria muito bem a esta sra. que se deve achar o maximo, mas que revela uma arrogância extrema. Quem é você para caracterizar escolhas de paz de estupidas?

Unknown disse...

Ai fica a pergunta... Quem está mentindo? A pessoa que fez a frase ou a que fez o livro de receitas?

Anônimo disse...

Se vc fizer os carnivoros matarem com a propria unha os animais que querem comer, verá que a esmagadora maioria não tem coragem de matar, esquartejar, etc..comem porque nao precisaram participar das matanças sangrentas, do horror infernal.dos matadouros, ou seja, na verdade não são carnívoros. Agora, aqueles que matam com prazer e bebem até o sangue de suas vítimas, esses sem duvida estão no extremo oposto de tipos geniais e visionarios como Da Vinci.

Anônimo disse...

Divulgando mentiras para ganhar ibope, ah... internet...

Ele era vegetariano SIM e ativista pelos animais, leia a última biografia dele que tem mais de 700 páginas, foram analisados mais de 30 diários. GO VEGAN, NGM SEGURA, O CHORO É LIVRE!