sábado, 18 de outubro de 2008

Cães domésticos "selvagens"

Texto resumido, retirado da Revista Cães e Cia n° 353, de autoria de Alexandre Rossi.

"Como vivem os cães domésticos 'selvagens'?"

Existem diversos grupos de cães vivendo com pouquíssimo ou nenhum contato com humanos, em todos os continentes. Algumas matilhas vivem afastadas da civilização, outras vivem nos arredores de cidades ou vilas e alguns grupos vivem dentro das cidades.
São geneticamente idênticos aos cães que estamos acostumados, sem, no entanto, reconhecerem os humanos como parte do grupo.
Alguma dessas matilhas foram acompanhadas por pesquisadores interessados em entender as diferenças entre cães e lobos, e aprender mais sobre o processo de domesticação.
Se a sobrevivência desses cães persistir sem a interferência humana, com o tempo, provavelmente, as alterações genéticas os aproximarão dos Dingos, subespécie canina e selvagem que vive na Austrália.

Esses cães, como diversos outros animais selvagens, frequentam lixões e reviram o lixo das casas, geralmente a noite. São vistos, ainda, caçando pequenos animais, principalmente roedores, como ratos, e pequenas aves, como galinhas, pardais e pombas.
Diferente dos lobos, raramente caçam ou matam animais de grande porte. Quando isso acontece, costumam se especializar em animais domésticos, como bezerros, ovinos e caprinos, pois parecem não conseguir coordenar uma caçada como os lobos fazem.
Os dingos demonstram uma capacidade mais elaborada de caçar e cercar do que seus parentes domésticos, provavelmente por causa do longo período selvagem, sem ajuda humana, e voltaram a ter um comportamento semelhante ao lobo.

Numa matilha de lobos, só o casal dominante tem permissão para se reproduzir. Já num grupo de cães domésticos "selvagens", várias fêmeas acasalam e ficam prenhes. O resultado desse comportamento é a produção de um número de filhotes maior do que o grupo é capaz de cuidar, e para piorar, os machos raramente ajudam as fêmeas a cuidar da prole e protegê-la.
O cio das cadelas ocorre 2 vezes ao ano, enquanto o das lobas é anual. Esse fator dificulta o sucesso reprodutivo das matilhas, pois as fêmeas precisam dividir a atenção entre os filhotes recém nascidos e os que já tem de 4 a 6 meses, além de terem menos tempo para se recuperar dos desgastes do parto e da amamentação.
Nos países onde o frio é mais rigoroso, o cio adicional também prejudica a sobrevivência dos filhotes que nascem próximos ao inverno pois precisam enfrentar o frio intenso, enquanto os lobos nascem geralmente na primavera, quase 1 ano antes do proximo inverno.
O comportamento reprodutivo dos dingos é intermediário entre o dos lobos e dos cães domésticos "selvagens", o casal dominante permite que outros casais se formem, o grupo ajuda a cuidar dos filhotes e é provavel que o excesso de filhotes seja controlado pela prática de infanticídio, quando então a fêmea dominante mata todos os filhotes das demais.

Esses estudos deixam claro como os diversos comportamentos dos lobos são importantes para a sobrevivência deles. As alterações comportamentais que afastam os cães dos lobos criam situações que dificultam muito o sucesso reprodutivo e a propria sobrevivência.
O homem conseguiu transformar o lobo em cão, selecionando comportamentos e traços físicos, mas isso só foi possível porque ele garantiu artificialmente a sobrevivência dos animais que domesticou. Podemos dizer que, hoje, o cão é uma espécie dependente do homem para sobreviver.

----------

O texto foi resumido, ainda que tenham sido usadas muitas frases copiadas do original.
O sr. Alexandre Rossi, ainda, absteve-se de comentar do perigo que esses cães representam ao ser humano, por serem portadores de várias zoonoses e não terem vacinas ou controle populacional.

Vamos aqui, portanto, um caso grave de animais domesticados a séculos pelo homem que voltaram a um estado "semi-selvagem", e digo "semi", porque esses animais levam uma vida num habitat onde residem humanos, caso contrário sua subsistência em florestas faria com que eles sofressem bem mais, além de destruir a fauna local e competir espaço com os lobos (onde esses animais ainda existem).

O mesmo acontece com os demais animais domésticos, bois, cabras, porcos, galinhas, coelhos, cavalos e outros, todos acostumados a uma vida facilitada pelo ser humano, que fornece alimento e segurança a eles.
Libertar os animais não é uma solução, é, na verdade, a criação de outro problema, muito mais grave.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Entrevista com o cientista e membro da MEAVELS Diogo

Recordando.
Não faz muito tempo um representante da MEAVELS participou do programa MTV DEBATE sobre o tema "Experimentação Animal". Com o sucesso e êxito de sua participação e de seus aliados resolvemos realizar uma posterior entrevista para sabermos mais dos bastidores dessa vitoriosa campanha que ajudou inclusive a aprovarem a Lei Arouca por unanimidade no congresso nacional.

Entrevista original feita na comunidade "Alfaces são amigas, não comida":
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=14068147&tid=5228165257369614427
Cópia de segurança na comunidade "ANTES ELES DO QUE EU!!!":
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=63320433&tid=5228314146700718218


1 - Diogo, como você se segurou pra não gargalhar no debate?

"como daria risada se do meu lado estavam os sádicos cientistas loucos e assasinos?"
hauhuahuahuauh....
Eu olhava pra cara do Lobão e ria tanto, cara! Porque nem no orkut vi vegans tão mal preparados pro debate! Era piada atrás de piada!

2 - Algum dos vegans falou alguma coisa com você ou com os outros participantes depois do debate?

Depois do debate eu piquei a mula!
A tal da Silvana foi conversar com a gente enquanto o "adevogado" pedia autógrafo pro Lobão e os outros veggies da platéia foram chorar com ele, huauhahuauh...
A Silvana foi falar com o Prof. Luis Eugênio sobre farmacogenômica como se fosse a "alternativa ética"....
ahuauhhuauha....
Eu cheguei nela e disse: "Farmacogenômica??? Até a gente chegar lá, vai ter que morrer muuuuuuuuuuuuuuuuuuito rato!!!" ahuahuhauuha...

3 - A discussão também pegava fogo nos intervalos? Quais eram os temas? Os mesmos enquanto o programa estava no ar?

Eram os mesmos. Os caras são tão pilantras que só me escutavam no intervalo!
Voltava o programa e queriam me retrucar do que falei no intervalo sem me dar chance de resposta! Fiquei transtornado!
Uma das coisas que comentei com o Sérgio foi que ele disse que estudava métodos substitutivos para uso de animais, mas que tinha parado. E aí eu perguntei porque ele tinha parado! Se os caras que mais querem a "ética" não se empenham em buscar alternativas, qual conhecimento, moral e "ética" eles tem pra nos questionar sobre se dá ou não pra largar o uso de animais???
Mas o que mais fiz nos intervalos foi rir e tomar água.


1- Qual foi o momento mais brilhante do debate?

A frase final, lógico! Queria conhecer o cara que escreveu isso no blog do mtv debate!!!
Não tinha melhor afirmação que dissesse tudo em tão poucas palavras:
Antes eles do que eu!!! Vegans ownados!!!

2- Qual foi o momento mais cômico do debate?

O debate inteiro!
Mas quando a Laura ligou e deu chilique no telefone,... hahuauhauh...
Eu ria e imaginava ela espumando e babando no chão como fazem outros sociopatas quando discutem com a gente aqui no orkut... Lembrei da Su vegan de tanto que a voz da Laura tremia!
E ainda disse que estaria na esquina??? uhahuahuauha...
Ela achou que a mtv ficava na Augusta???
Que meeeedaaaa!!! XD

3- Qual foi o momento mais tenso do debate?

Quando a Silvana quis pegar um comentário meu do intervalo que fiz com o Lobão sobre um irmão meu... Mano, não tinha nada a ver com a parada e ela começou pondo parente na história??? Quase que parti pra cima dela na voadora!!! Gritei no microfone e mandei ela parar! Que maluca maligna e anti ética! Tive que esperar uns 2 min pra voltar ao normal.

4- Qual era na sua opinião o clima emocional do outro lado dos debatedores?

A emoção barata deles é que gera esse moralismo doentio por outros animais!
Porque é lógico que eles nunca terão argumentos!
Apesar da sociedade moderna e das cidades, a relação do Homem com outras espécies ainda é baseada na ecologia e cadeia alimentar! E sempre será assim porque é o natural!


Vocês entendem o maniqueismo deles e a ideologia do "moralismo animal"?
Se uma outra espécie animal preda, mata ou subjulga a outra ela é "malvada" e "criminosa"? Existe alguma forma de imputar moral numa relação ecológica?
Os animais podem predar e matar, mas nós não?

Chegamos aonde chegamos como Humanidade porque dominamos o mundo e isso é irreversível! Quem é contra, que se rebele contra a sociedade e seu próximo, mas argue com essas consequências! Ou sofra as represálias ou vá morar em isolamento total!

Essa moralização do que é natural do Homem é ridícula e antropologicamente uma violência porque querem obrigar o Homem a fazer coisas que não se pode aceitar! Se eles querem comer mato e não matar nem insetos, boa sorte! Se outras pessoas optam por meios de vida diferentes, devem no mínimo respeitar as opções do semelhante. Questionar a escolha dos demais em melhorar a qualidade de vida e aumentar a longeividade é absurda.

Se não evoluímos mais como espécie por causa da sociedade moderna (e não vem ao caso questionar ou discutir isso), existem assim uma grande necessidade de avanço tecnológico e científico para a nossa manutenção e futuro. Porque do que adiantará termos um planeta se um dia estaremos vulneráveis a qualquer outra espécie de parasitas, animais e doenças em geral?

Para mim, impedir o progresso científico do país chega a ser crime de conspiração e eles deveriam ser punidos de alguma forma por isso, sem contar as falsas acusações e mentiras para enganar adolescentes e pessoas sem instrução.
Como diria um amigo meu: a Humanidade virá sempre em 1º lugar.


1- O que acha que os vegans pensarão quando notarem que você faz parte da MEAVELS(como membro ativo e da diretoria) e da ASANC?

Se já não sabiam, né?
Chilique como sempre!!!

2- Na sua opinião qual foi o nível (científico e de argumentação) de ambos os lados do debate?

Pouco tempo para debater tanta coisa e a Silvana nem deixava nos falar direito!
Ciência vegana é nota zero. Único comentário legal deles que até conversei com um amigo foi sobre a questão que nem sempre que um fármaco que não tem efeito em outras espécies não quer dizer que não tenha em humanos! Absolutamente correto! Mas não dá pra testar direito em humanos!!! Por isso, existe uma lógica nesse sentido e muitos protocolos experimentais sendo que a complexidade do modelo experimental sempre aumenta até atingir os testes clínicos.

Do nosso lado, acho que tirando umas palavras que troquei ("funcionários" por "animais", huauhahua... foi mal...) foi tudo ok!

3- Você acha que mais membros da MEAVELS deveriam participar de programas de TV/JORNAL/RÁDIO/WEB ?

Eu creio que sim, mas só se for oportuno e num programa conceituado.
Porque se não, o que adianta ir no Super pop, por exemplo? Perda de tempo!
Se bem que ainda acho que não é necessário. Vegan é coisa de teenager revoltado e classe alta sociopata, então não tem poder de convencimento.


4- Descreva a sensação e o clima (de ambos os lados e da platéia) que ficou quando o Lobão disse no final: "ANTES ELES DO QUE EU!"

Não tinha platéia, só alguns acompanhantes dos entrevistados, dentre eles, o George... Na hora que o Lobão disse que iria encerrar, os veggies ficaram num clima "mas, mas, mas..." hahuahuauh... Acho que eles não gostaram nem um pouco, mas mesmo assim ficaram puxando saco dele no fim do programa, pedindo autógrafo no DVD do Lobão e tudo mais, hauuhahuahua! xP

Eu vazei antes que a Laura chegasse na esquina!
uhahuahuauhauhauh....


"Em algum momento vc perdeu a paciência? Pq numa hora lá eu vi que vc falou "então tem que deixar de fazer uma par de coisa", ou algo assim..."

Fiquei várias vezes com a Silvana e com o advogado vendedor de livro.
Ela foi bem ogra e não deixava ninguém falar, perdi o controle emocional e só dava bola fora!
O advogado nem sei o que tava fazendo lá! Propaganda própria, só! Porque não vai atrás de cliente humano? Vem dizer asneira e ofender pesquisador renomado, isso é coisa de zé-ninguém. E não entendo porque a religião deles acha herético dizer que animais não tem direitos! Quem dá direitos é o Homem porque a sociedade é nossa. Se Direito fosse coisa de animal, não seria Ciência Humanas, huauhahua...


"Pq vc não disse pra gente que iria no debate?"

Fiquei com medo de vazar informações, sabe?
Com doido não se brinca ;/


"O Lobão cantou "Me chama" ? "Corações psicodelicos"? te cantou ? "

Ele não cantou nada nem ninguém.
Se tivesse cantado depois do "Antes eles do que eu" seria muito comédia!


"no meu caso seria mais uma sugestão: propôr posteriormente à MTV um debate sobre grupos de libertação animal q usam essa bandeira pra calar a liberdade de expressão e pensamento "

Concordo com você, mas mecher em tema de debate acho meio difícil...
Apesar de toda confusão do debate, acho que as pessoas de mente sadia conseguiram concluir isso devido o desequilíbrio psicológico dos argumentos e da ideologia vegana.


1) Foi comentado nos bastidores sobre o terrorismo da libertação animal, incluindo aí o caso da agressão à cientista em um congresso recente?

O Dr. Marcelo Morales tava do lado da pesquisadora que levou a tinta vermelha...
Só olhar nas fotos dos veganstaff...
Sem contar o incidente da última semana na França! Tinhamos levado a matéria mas nem foi preciso colocar sobre isso. Acho que nem daria por causa do tempo e da falta de ordem no debate.


2) Em algum momento eles falaram em alternativas aos testes? Por exemplo, quais seriam esses testes alternativos, quais modelos de experimentação cada teste substituiria?

Nem falaram!!!
Num dos intervalos, eu insisti com o Sergio na maior boa vontade pra que ele continuasse os estudos nesse sentido. Se ele descobrir algo assim, seria bom demais pra todos. Seria uma economia enorme, ele ficaria famoso e ganharia muito $$$ e muitos animais serião poupados.
Ainda acho que linhas de pesquisa nesse sentido deveriam ser apoiadas, mas se nem os vegans, que dizem ter interesse, se dispõe, porque eles querem encher tanto o saco?


3) O advogado encheu muito o saco nos intervalos?

Nos intervalos, ele ficava quieto que bom!!!


4) Eles eram tão irritantes e burros pessoalmente quanto deu impressão pela TV?

Nem sei porque ainda não vi o programa na tv...
Mas foi bem irritante e cômico ao mesmo tempo.


"A tinta que os terroristas, digo, manifestantes utilizaram no recente congresso, teria sido testada em animais?"

Com certeza!!! huahuahuahuahu....

" Como está se sentindo sendo um dos onívoros mais detestados do orkut,tendo em vista que os vegetarianos foram humilhados ao meu ver e que você faça parte da família MEAVELS e ASANC? "

Menos, menos,... por favor!
Eu não humilhei ninguém! Eles cavaram a própria cova e eu já sabia que seria assim!
Eu fui no debate sabendo que nem precisaria fazer esforço porque não tem nem como perder na argumentação com eles, por mais preparados e inteligentes que fossem, pelo simples fato de que a ideologia deles é insana em todos os sentidos. O telespectador pode ver que eles são intolerantes e desrespeitam o próximo preferindo os animais aos humanos! Isso já basta e mostra o quão desequilibrados eles são.
Me senti privilegiado, isso sim e com certeza, em estar lá porque pude realizar um sonho nosso como comunidade de um de nós estarmos lá e peitarmos os vegans. Desde que estava na graduação esperava junto com meus colegas de universidade em poder fazer parte dessa luta. GO SCIENCE! huauhahuauha...

"Por que não falou mais? Ficou tímido ou simplesmente não conseguia parar de rir? hehehe"

Várias coisas: Fiquei nervoso algumas vezes (1ª vez ao vivo na tv! que estresse!), não me deixavam falar (culpa da Silvana) e também não conseguia parar de rir, com certeza! ahuuhahuauhahua....
E não parei até agora! Desculpe me alguns amigos mas não posso perder a piada: Eu Tô rindo mais do que no dia do rebaixamento do Timão!!! ahuhauhuauha...


"Qual sua opinião sobre a declaração dos defensores dos animais: "Comitê de ética não funciona" ?"

Ué? Vindo de meia dúzia de manés que nunca pisaram num laboratório descente, eu não esperaria outra resposta... que, como de costume, é mais uma acusação sem nenhuma prova! Os comitês de ética nem precisariam existir porque nem lei ainda temos, mas mesmo assim os centros de pesquisa e universidades públicas já os tem a muito tempo porque sempre seguiram os padrões internacionais. Isso já prova que eles funcionam. Sobre a Lei Arouca:
http://bvsarouca.cict.fiocruz.br/politica01_3.html

Os pesquisadores brasileiros querem, mas o vegans e a industria de cosméticos não.

"Como e de que forma ocorreu o convite para participar do programa MTV Debate? Indicação dos outros cientistas? A MTV te ligou? Tu entrou em contato com a MTV?"

O cara da mtv disse que leram meus textos na net sobre o assunto, principalmente no orkut, e me fizeram uma entrevista prévia, isso na época do 1º MTV debate sobre comer carne. Não deu certo de eu participar porque já haviam escolhido os participantes, mas mesmo assim eles guardaram meu contato pra próximos debates. Semana passada me ligaram de novo dizendo qual seria o tema e pediram uns nomes de pesquiadores da área, eu dei e eles aceitaram. Me chamaram pra participar, mas só confirmei quando tive certeza de que eles iriam porque não iria lá pra passar vergonha como foi no 1º debate.

O mais comédia é que uma idiota disse que tenho contato na mtv, huahuahahu....
"Não queria dizer nada não, mas eu sou sobrinho do Lobão..."
huahuahuahuahuahua...
Que burra, dá zero pra ela!!! XD

"Diogo, como você pode nos provar que os remédios realmente curam?"

ahuhuahuahuauha... qualquer tonto sabe disso, mas alguns vegans não.
Outros mudam de assunto, ignoram, dizem que não tem escolha, mas a maioria é hipócrita mesmo e pouco se importa com a saúde pública e não tá nem aí com pessoas que morrem de doenças como essas: http://www.dndi.org.br/Portugues/default.aspx

"Como você se sentiu após ser ameaçado pela Laura?"

Que meda!!! huahuahuauha... Eu ri tanto cara!!! XD
Fiquei tentando imaginar a cara dela de pirada!!!
Mas nem sabia que permitiam tvs e telefones em manicômios... que coisa.


"O Dr George falou alguma pérola nos bastidores?"

O "dotô" Gwen-my-hams???
Ele não podia falar nada porque estava de acompanhante e nem se dirigiu a nós.
Só nos cumprimentou na entrada da mtv..... xP


"O que você achou do posicionamento do Lobão no debate?"

Ele é um cara inteligente e culto.
Trabalhou com o Sergio Arouca, então é lógico que ele iria pensar na prioridade da saúde pública.
O Lobão faz o programa do jeito dele e tá lá porque a mtv deve gostar desse jeito.
Engraçado é que no 1º debate, os vegans ficaram todos felizinhos com o Lobão achando que ele era amigo deles, mas agora... huahuahuauhauha... coitado, xingaram ele mais que o Jô Soares!!!

"Diogo, é impressão minha ou o Lobão estava meio que debochando dos verdinhos?"

Tava sim Sheila, huauhahuauha...
Ele é inteligente demais e não caiu nessa bobagem.
Lobão trabalhou com o Sergio Arouca! O q os vegans esperariam do debate???
huahuauhauh...

"Aquela Silvana tava na TPM ou tinha esquecido de tomar o Rivotril?"

Acho que ambos... :x
Rivotril não pode, só garrafada mesmo, porque foi desenvolvido graças aos cientistas loucos e o sofrimento dos animais... ¬¬

"Vc participaria de outro Debate MTV?"

Agora só se pagarem meu estacionamento, gasolina e três seguranças de elite caso a Laura queira aparecer com seus amigos.

"Aquela Laura que ligou não era alguma atriz contratada pela MTV pra esquentar o debate?"

Que nada!
Tenho certeza que é uma vegan mesmo!
Pelo tipo de ameaças e da voz tremida, parecia a Su vegan! lol
Queimou mais ainda o filme do verdinhos.

1) A falta de B-12 pode prejudicar o espírito esportivo das pessoas?

É um dos efeitos colaterais relacionados a busca da vida ascética da religião vegana.
É mais psiquiátrico que nutricional.
Eles não enganam ninguém! Aposto que vão de madrugada nos Mcs 24h e escondem carne em casa!!!
Um dia desses a gente cruza com eles lá, pode acreditar!

2)Por que algumas pessoas, que parecem que perderam a humildade e o bom senso, se acham no direito de propor mudanças na experimentação científica para cientistas graduados e pós-doutorados com anos de teoria e prática sem ao menos pertencerem a algum ramo de trabalho afim ou ter estudos acadêmicos/científicos na área?

Essa é uma das principais idiotices comprovadas!
Insisti com o Sergio (único que considerei no debate, os outros eram ignorantes e mais loucos que qualquer outra coisa) pra ele voltar pra pesquisa no tema de métodos substitutivos, mas ele não me respondeu na hora. Gostaria de conversar pessoalmente com ele porque eu sei que se alguém se propuser a fazer isso e conseguir algo, esse cara vai ganhar muito e será louvado na comunidade científica.

Pior de tudo é adolescente, advogado e humanóides em geral questionando Ciências Biomédicas com grandes cientistas e presidentes de sociedades renomadas!
aff...
É falta total de noção!!!

"3)Os vegans/ativistas parecem tentar a todo custo apagar/ignorar a divulgação de sua entrevista na ASANC em diversas comunidades, inclusive expulsando quem posta sobre a entrevista ou comenta positivamente sobre sua pessoa. O que acha disso?"

Já esperava isso, tanto que eles mesmos já não comentam mais nada,...
Parece que querem esquecer o ocorrido. Lembro da 1ª vez que questionei a lógica da ideologia por trás da dieta deles e fui banido sumariamente. Depois dessa eu percebi que diálogo não é com eles.

"1. Você não teve vontade de perguntar aos verdinhos que alternativas eram estas? Porque eles disseram que elas existem o tempo todo, mas apresentá-las... Nada."

Insistimos em perguntar, mas ninguém disse nada!
Claro que não disseram porque realmente não existem alternativas!!!

"2. Não teve vontade de perguntar se carência de PTN animal causa aquele comportamento histriônico da Silvana?"

O caso dela não metabólico, é psíquico mesmo.

"4)Para uma pessoa querer propor soluções alternativas para a experimentação animal(testes em animais) e querer ser levada a sério qual caminho profissional e acadêmico ela deve seguir e quanto tempo levará? "

Quem é da área sabe que uma graduação em universidades públicas renomadas é muito importante. Cursos como Biologia, Medicina ou Farmácia/Bioquímica são os mais aconselhados. Desde o começo do curso, é muito importante iniciar o contato com laboratórios de Ciência Biomédicas como Fisiologia, Biologia Molecular, Bioquímica, Farmaologia, entre outros. É preciso obtar pela carreira acadêmica cursando mestrado e doutorado com supervisão de pesquisadores com grande publicação científica e com infraestrutura para realização do trabalho. Nesse caminho, é importante decidir logo as especialidades e focar os estudos que da graduação até o fim do doutorado podes gastar de 10 a 12 anos! Depois disso, você precisa lutar contra as dificuldades em exercer a profissão num país que desestimula a formação acadêmica, a pesquisa e a inovação tecnológica. Muitos pesquisadores partem para outros países porque nessa área o Brasil ainda é muito atrasado e investe muito pouco. Como o Dr. Marcelo M. Morales disse no debate, sequer temos regulamentação sobre uso de animais, o que já mostra parte do descaso com a atividade científica-acadêmica no país.

Terminando doutorado ainda é necessário pensar num linha de pesquisa e buscar espaço em instituições de pesquisa. Por isso, muitos precisam de mais aproximadamente dois anos de experiência em laboratórios renomados no que chamamos de pós-doutorado. Muitos vão para EUA e Europa para isso e voltam com mais conhecimento e maturidade para trabalhar.

Esse tem sido o grande limitante já que só o setor público investe na área. O empresário brasileiro é muito conservador em investimentos e não tem preparo para aplicar recursos em pessoas com boas idéias em inovação tecnológica.

No fim, essa tragetória pode durar de 12 a 15 anos só pra começar a trabalhar mesmo!
Daí começaria uma linha de pesquisa para estudar métodos substitutivos...

Entende como essa gente ignorante irrita querendo dar palpite idiota e afirmando mentiras? Essas mentiras e falácias sobre nutrição, vacinas não curam, modelos animais podem ser abolidos, etc,... tudo isso tira qualquer especialista do sério, por mais paciente e santo que seja!

"Diogo,o q vc acha deste idiota abaixo, que parece que desconhece que vc é um cientista e DOUTOR de verdade?"

Você levaria a sério alguém com mais de 30 anos de idade que posa sem camisa na foto do orkut? Não, né? Você sabe que tipo de gente faz isso...

Um precário desses nem sabe o que pós-graduação "stricto sensu"... coitado!
E estudar pra prova de química? aff...
Eu aplico prova de química! O que esse LIXO vem falar ???
E aposto que ele tira zero nela!
O atari eu quero!!! XD
Tão sem noção que desconhece o preço de um atari, que por ser raridade, quem tem só vende por um bom dinheiro!!! Que loser esse cara!!!
huauhauhahuahua... Dá zero pra ele!!!
O resto eu nem comento que é coisa de baixo nível...

Na minha educação, sempre aprendi que devo respeitar a fala das pessoas e não interrompê-las. Pedi várias vezes a palavra, mas a Silvana junto com o "dotô adevogado" insistiam em atropelar a todos na mesa, já que não queriam ouvir o nosso lado. Engraçado que mesmo falando pouco, conseguimos sair com a razão diante do público sendo que até muitos vegans concordam com isso devido a falta de preparo, apelo emocional e as informações metirosas ditas por eles. O "adevogado" foi lá pra vender o livro dele (deve ter rolado um jabá e ter pago bem pra mtv), o Sergio falou tão pouco quanto eu e a Silvana depejou um caminhão de lixo com restos de restaurante vegetariano.

"Devido ao crescente alarde acerca do tema vivisecção, você consideraria conveniente um projeto de conscientização entre os estudantes de biológicas sobre o uso "responsável" de cobaias vivas?"

Então A.,
Quando comecei estudo com animais, sempre foi colocado a questão do respeito para com eles. Acredito que isso deveria ser reforçado nas unidades de ensino superior sim, mas sempre com o ponto de vista do pensamento Humanista e não em ideologias baseadas na "Nova Era", ascetismos ortoréxicos nem em sentimentalismos sem base.

A Natureza como um todo deve ser respeitada e bem manejada porque é essencial para nós e é dela que sobrevivemos, mas os problemas morais humanos querem tornar tudo que é normal em "pecado". Como já disse antes, apesar da sociedade moderna e das cidades, o Homem ainda está na cadeia alimentar e dentro do ciclo natural do planeta. Dessa forma, a nossa sobrevivência está em jogo e temos que lutar por ela.

Os dados colocados pela Silvana sobre a redução de uso de animais na UNIFESP são dados reais e eu estava lá quando isso ocorreu. Muitos pesquisadores usavam animais mesmo com poucos recursos de financiamento, o que lá fora chamam de "grant" = dinheiro dado por mérito a cientistas para realizar seus trabalhos. Lá fora, todos os biotérios cobram preço por animal e isso aqui ainda é muito novo. Dessa forma, quem tem pouco grant teve que trabalhar menos ou pensar 1000x antes de usar um animal ou treinou menos alunos por essa razão. De certa forma foi positivo, mas de outra não já que muitos locais com pouco grant tiveram que reduzir seu trabalho e treinamento de alunos (aqui não digo treinamento como em aulas convencionais nas quais se ensina algo já sabido, mas sim em pesquisa e novas áreas de conhecimento, principalmente na iniciação cietífica, mestrado e doutorado.)

A pesquisa no Brasil não segue regras e leis locais, mas sim tendências e normas internacionais de pesquisa já que a produção científica e todo processo de transmissão desse conhecimento pela forma de periódicos "peer review" é internacional.
http://en.wikipedia.org/wiki/Peer_review

Dessa forma, se os pesquisadores brasileiros não seguissem as normas e padrões internacionais, não poderiam publicar seus trabalhos. Por exemplo, métodos de anestesia e eutanásia devem ser descritos com rigor para aprovação dos pares antes do aceite das revistas científicas (lembrando que estas revistas não são Galileu, nem Superinteressante, entre outras, de acesso popular. São revistas como Nature, Science, Cell, e outros "Journals" da vida indexadas pelo ISI = http://www.isiwebofknowledge.com/).

"1)Por que cada vez que vocês mencionavam sobre dor/vida dos vegetais alguns debatedores ativistas vegans falavam das "alfaces"? Será que essa comunidade é tão importante assim para o ativismo deles?"

Acho que até eles sabem da nossa importância porque somos os primeiros a resistir as loucuras veganas. Se a sociedade como um todo soubesse das idéias deles, eles seriam massacrados facilmente! Veganismo quase como as seitas apocalípticas que incitam suicídio coletivo: acreditam em algo totalmente falso por um pseudo-ascetismo, iluminação revelada por líderes carismáticos com ar de moralidade e bondade. Querem induzir todos a tais práticas que no fim vão acabar matando boa parte de seus seguidores.


"2)Um vegan no programa disse que não tinha escolha e por isso tinha que beber água tratada e testada em animais. Essa pessoa não tinha escolha ou era comodista? E se ela era comodista não seria bem estarista/utilitarista que ela tanto acusou voces durante o programa?"

Não existem escolhas para a sobrevivência.
Assim como precisamos de água, também é necessário comer de tudo.
Somos onívoros e isso se prova pelos fatos históricos, relatos arqueológicos e pela nossa fisiologia e metabolismo.
Da mesma forma, a busca pelo avanço científico tecnológico é essencial para a vida porque amanhã pode ser que um novo problema apareça e se não estivermos prontos, grande parte do nosso mundo pode sofrer graves perdas.

Não acho que seja comodismo, mas sim hipocrisia.
Que sistema é esse que eles propoem se nem eles mesmos sabem como conduzí-lo?
O que eles propoem é uma agressão a liberdade e a Humanidade.
Se querem se abster de qualquer coisa, façam na liberdade que tem, mas nunca obriguem ninguém a seguí-la!

"3)Outra questão sobre o tema da água. Se a pessoa assume que não tem escolha e bebe água tratada e testada em animais mesmo sendo vegan, essa pessoa não seria consequentarista/egocentrista? Ela nao estaria privilegiando o seu direto a vida sobre a vida dos animais também? Uma pessoa assim não percebe que por isso seus argumentos contra as vacinas e medicamentos perderam totalmente o sentido e cairam no paradoxo que eles tentaram alcunhar a voces durante a entrevista?"

Com certeza!
Desde o uso da água, da medicina moderna até da internet e dos computadores, toda a sociedade e seu avanço se baseiam nisso. Acho que quem se abstem de qualquer coisa que contenha produto de origem animal pelo motivo da "libertação animal" deveria sair da sociedade moderna e se isolar do mundo.
Justificam-se citando a escravidão humana, mas não há como comparar nossa espécie com outras. Quem compara Homem com outros animais tem problemas sociais e psicológicos graves e deve procurar ajuda médica psiquiátrica porque nem na natureza existem animais que zelam por outras espécies como nós fazemos.


"4)Por que justamente a pessoa com pior formação academica num programa é justamente a que mais tenta falar e se promover num debate? Falta de B-12 causaria complexo de inferioridade?"

Porque quem fala mais come menos, como diria um amigo meu.
Quem fala muito, acaba dizendo o que não deve e foi nessa que eles perderam a moral. Tanto que vi o debate dessa semana, sobre energia nuclear, e apesar de toda a polêmica, eles tiveram paciência e tempo para cada um falar respeitosamente sua opinião (mas como sempre, quem é contra sempre são os mal formados e sem conhecimento do assunto...).

E o público é crítico e deve ter percebido isso quando viu argumentos tão fracos e imorais de pessoas sem a menor noção do assunto. O advogado foi lá pra vender livro, a jornalista foi fazer desordem e o único cara que eu queria ter mais oportunidade de conversar, o Sergio, também não conseguiu falar direito em meio aquela bagunça